Principais produtores EUROPEUS
Em França, todas as fábricas encontam-se a laborar sendo normal a receção de tomate. Não há impacto climático nos locais de colheita. O rendimento é bom, assim como a qualidade – Brix em torno de 5. No final da semana passada, estima-se que quase 20.000 toneladas de tomate fresco tenha sido processadas.
Na Grécia, as informações ecebidas apontam para uma safra a progredir bem nos rendimentos e qualidade, com brix médio de 4,9 a 5. Em 10 de agosto, 100 mil toneladas ou 25% da previsão, haviam sido processadas. A pequena onda de calor que se registou recentemente não parece ter afetado a colheita. Até agora, as expectativas são para um ano razoavelmente bom.
Na Hungria, a temporada ainda não começou devido a fortes chuvas na região de produção. Devido ao início tardio, a campanha deve durar até finais de setembro ou mesmo, primeiros dias de outubro. As expectativas de quantidade permanecem em torno de 90.000 a 95.000 toneladas.
No Norte da Itália, estima-se que 600.000 a 650.000 toneladas tenham sido processadas até o momento. Desde o início da semana tem diminuído as entregas nas fábricas, prevendo-se que algumas encerrem na semana de 19 de agosto. Os rendimentos de campo estão abaixo das expectativas, mas o brix médio é de 4,85 e a qualidade é boa.
No centro e sul da Itália, verifica-se um grande atraso com apenas 13% da previsão realizada até o momento (26% na mesma data no ano passado). A qualidade é boa, mas com forte ocorrência de tomate verde na colheita. Face a menores produtividades verificadas até ao momento, espera-se que o rendimento das próximas colheitas seja melhor. Setembro prevê-se que seja um bom mês se o tempo continuar quente e seco. No geral, a previsão para a Itália permanece em 4,85 milhões de toneladas.
Em Portugal, a colheita iniciou com agosto, mostrando boa qualidade em termos de cor e brix. Prevê-se que as temperaturas no final de agosto aumentem. A última fábrica abriu na segunda semana de agosto, não existindo ajustes à previsão de serem processadas 1.263.000 toneladas. Na Espanha, a colheita começou no dia 8 de julho na Andaluzia, verificando-se uma anormal incidência de frutos verdes, possivelmente devido às temperaturas anormalmente baixas de junho e julho. A capacidade total de processamento deve ser alcançada esta semana. Na Extremadura, a colheita parece boa, tendo começado na última semana de julho. No vale do Ebro, grandes inundações do rio Cidacos e tempestades com granizo destruíram completamente cerca de 60 hectares e danificaram cerca de 100 hectares. Apenas cerca de 60.000 toneladas foram entregues até o momento do volume total que permanece estimado em 3 milhões de toneladas.
Fonte: “Tomato news” (http://www.tomatonews.com/en/wptc-global-forecast-reduced_2_768.html)
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!