Seja um aspirante a agricultor, um agricultor ou apenas um curioso, existem cuidados a ter quando se trata de cultivar tomate, que nunca passam de moda.  

Como bem sabemos, o tomate tem por hábito ser plantado entre os finais de Abril e o início de Maio. É nesta altura que o clima é mais propicio. As noites são muito frias e os dias começam a ser mais amenos ou até mesmo, quentes. 

Contudo, esta é fruto que exige alguma atenção relativamente ao seu cultivo. Há aspetos que não deve deixar de considerar e por isso fazemos consigo um guia por esta plantação.  

Neste artigo irá descobrir 7 cuidados básicos a ter quando cultiva tomate, vamos começar!  

1 – A luz  

Ao contrário do que muita gente pensa, grande parte das plantações gostam de luz, o tomate não é exceção. Para cultivar tomate escolha um local com bastante sol. Lugares que sejam virados para sul, são considerados localizações ideais para a plantação deste fruto.  

2 – A rotação das culturas  

Respeite o seu solo. A rotação das culturas é muitíssimo importante. Alterne as plantações para garantir que não tem sempre o mesmo alimento a ser plantado no solo. Fazer esta rotação irá tornar o seu solo mais fértil.  

3 – A riqueza da terra  

Temos a certeza que também já ouviu falar de “terra rica” ou “terra fértil”. Não é preciso ser um enorme conhecido de temas relacionados com a agricultura para conhecer estes termos. Estrumar a terra ou colocar um composto orgânico ainda antes de plantar é sempre boa ideia. Isto irá deixar a terra mais fértil para a plantação desta fruta – ou até mesmo de qualquer outra fruta ou legumes.  

4 – Rega  

Não deixe a planta esquecida quando o assunto é a rema. A negligência na rega em qualquer planta pode ser um fator decisivo para o resultado final da plantação. No caso do tomate, este fruto adora água. Mas tenha em atenção que deve regar adequadamente. Evite molhar as folhas para prevenir o ataque de doenças na planta.  

5 – A fertilização  

Aposte na fertilização, isto irá deixar as suas plantas mais fortes. Esta fertilização deve ser rica em potássio. Tenha sempre em atenção que fertilizantes extremamente químicos vão ser não só prejudiciais para a sua saúde, como também para o solo. Privilegie fertilizantes mais ecológicos ou prepare os seus próprios fertilizantes.   

6 – As plantas vizinhas  

Sabia que as plantas que coloca em torno do seu tomateiro podem também influenciar o cultivo? É verdade! Existem plantas que não mais propícias ao fomento de pragas. Uma boa dica, é apostar em plantações como Manjericão ou cravos túnicos : estes últimos são conhecidos por afugentar pragas. 

Saiba ainda que os tomateiros costumam de gostar de ter como vizinhos, plantas como o aipo ou feijão.   

7   O amadurecimento 

Dica muito importante! Sabemos que o uso de químicos para o amadurecimento é muitas vezes uma realidade, mas nada melhor do que um amadurecimento natural. Para isto deve regar com bastante regularidade e seguindo todas as indicações anteriores.  

Nesta fase, experimente regar um pouco o próprio fruto. Cuidado que não deve encharcar a planta – isto ajudará no amadurecimento da mesma.  

Estas são alguma das dicas que deve adotar quando o assunto é o cultivo de tomate. Já conhecia algumas delas? Partilhe connosco outras dicas que tenha.  

Boas plantações! 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

MORADA

Quinta das Pratas Av. 25 de Abril
2070-158 Cartaxo, Portugal

© Copyright – Lycopersion Two Times