Se a agricultura é um hobbie para si, então provavelmente este artigo é para si. Se por sua vez também é um apologista de boas práticas ambientais então garantimos que está mesmo no sítio certo.  

Quando falamos de fertilizantes naturais, ou orgânicos estamos a falar de compostos obtidos de restos de vegetais ou animais. Um enorme exemplo disso são os lixos que produzimos na nossa casa. Mas calma, não estamos a falar de todo o tipo de lixo: falamos do lixo biodegradável.  

Mas o que é o lixo biodegradável? 

Lixo biodegradável é toda a matéria de lixo que se degrada facilmente no solo, tal como cascas de fruta, legumes, casca de ovos entre muitas outras.  

Como posso produzir estes fertilizantes? 

Muito simples! Muito do lixo que produz todos os dias em sua casa pode ser bastante útil para esta finalidade. Faça connosco uma viagem pelas diversas opções e descubra como é simples fazer crescer a sua horta. E claro, sem recurso a químicos. O ambiente agradece e a sua saúde também.  

  • Cascas de ovo 

Quantas não são as vezes que consome ovo em sua casa? Acreditamos que pelo menos 5x por mês. A verdade é que estas cascas podem ser uma segunda vida, sendo elas aproveitadas para um fim maior.  

Para isto deve deixar secar as cascas ao ar. Após completamente secas, triture as cascas até se transformar em pó. De seguida vá até ao seu jardim ou cultura e espalhe. As cascas de ovo têm a capacidade de aumentar o pH do solo, adicionar magnésio e cálcio. E melhor ainda, melhoram a infiltração de água no solo.  

  • Aparas de relva  

Sabemos que também parece estranho, mas a verdade é que podem ser bastante úteis.  

As aparas de relva fornecem ao solo nitrogénio. A ideia é que as mesmas não sejam usadas quando ainda estiverem molhadas ou muito verde. Nesta fase, o seu uso pode tornar o solo mais ácido – e não é isso que queremos!  

  • Água do aquário  

Sim é verdade. Quem diria que os seus peixes também podem contribuir no sucesso da sua horta! Em vez de entornar a água suja pelo seu lava louça ou pela sanita, aproveite-a! A água suja do aquário possui nitrogénio.  

  • Vinagre 

Aqui não estamos a falar de vinagre puro. Para este fertilizante experimente adicionar 1 colher de sopa de vinagre a 4 litros de água. Regue as suas plantas com este preparado de 3 em 3 meses. Este preparado irá ajudar a melhorar a acidez do solo.  

  • Cinzas  

Se tem uma lareira em casa ou uma salamandra, sabe bem a quantidade de cinza que é deitada ao lixo no inverno. Mas e se lhe dissemos que lhes pode dar uma segunda vida? É verdade! Para isso, aproveite a cinza e espalhe-a no solo. De seguida revolva o solo para garantir que a mesma é absorvida.  

As cinzas têm a capacidade de fornecer ao seu solo potássio e cálcio às plantas.  

Atenção: Este fertilizante não é aconselhado a solos alcalinos.  

  • Borras de café  

Se ainda é fã de café antigo então talvez esta opção venha a interessar. Para obter este fertilizante, depois de coar o café guarde as borras e coloque-as em torno das plantas e horta. Este fertilizante é uma ótima opção. Não só afasta lesmas e caracóis, como também é rico em fósforo, potássio e nitrogênio.  

Existe ainda quem defenda a teoria do aproveitamento dos grãos de café. Para isto deve aproveitar o resto dos grãos, e diluir em água. Com isto irá criar um fertilizante líquido, que pode utilizar para borrifar as plantas uma vez ao dia.  

Agora que já sabe um pouco mais sobre fertilizantes naturais, queremos que nos diga se já conhecia alguma destas opções.  

Partilhe connosco também outros fertilizantes naturais que conheça e que costuma de usar habitualmente na sua horta.